5 práticas de atendimento no WhatsApp

O WhatsApp é um dos canais de comunicação mais úteis para mensagens rápidas, contudo são necessários alguns cuidados na relação advogado-clientes.

Não misture clientes e pessoas que não se conhecem em grupos

Os grupos são ferramentas que devem ser utilizadas com a autorização de quem irá participar, e misturar pessoas que não se conhecem em grupos é totalmente inadequado. Antes de criar um grupo é necessário consultar as pessoas e solicitar a devida autorização para inclusão. Muitas vezes o próprio cliente solicita a criação de um grupo no WhatsApp com o intuito de facilitar a comunicação entre ambos, nesse caso haverá um consenso entre todos.

Não envie conteúdo sem autorização

Desenvolva uma comunicação saudável com o seu cliente. Pergunte ao cliente se ele gostaria de receber artigos, notícias e outros conteúdos específicos do escritório. Você pode desenvolver um formulário de pesquisa no próprio Google Formulários para envio aos clientes, com o objetivo de saber se eles autorizam o envio de conteúdo. Você também pode perguntar pessoalmente ao cliente em alguma ocasião informal como um encontro para um café, em eventos ou até mesmo em alguma reunião. Além disso será importante cuidar a periodicidade de envio. Estabeleça metas para a prática de divulgação de conteúdo pelo WhatsApp ou por E-mail. Por exemplo: a cada 15 dias você pode enviar o informativo do escritório, algum artigo, vídeo ou novidades como palestras ministradas pelo próprio escritório. Conheça o Curso online Produção de Conteúdo na Advocacia e aprenda técnicas para produzir conteúdo eficaz para os seus clientes.

Cuidado ao falar sobre ideologias

Tenha cautela para falar sobre assuntos como política, sexo ou religião com os seus clientes no WhatsApp. Nem todo mundo possui a mesma opinião e falar sobre ideologias ou crenças pode gerar um desconforto imenso entre ambas as partes. Falar sobre ideologias com amigos já se torna muitas vezes difícil, imagina com o cliente! Pode acontecer até mesmo de perder um cliente em virtude de opiniões contrárias, por isso recomendo não misturar as situações.

Tenha um número exclusivo para atender ao cliente

Procure não misturar os contatos profissionais e pessoais. O ideal seria ter um contato para atender os clientes e outro para atender familiares e amigos. Você pode utilizar o WhatsApp Business para atender os seus clientes e até mesmo configurar uma mensagem de entrega com horários de atendimento. Na relação cliente x contratado é importante estabelecer algumas regrinhas. Educar o cliente faz parte de qualquer processo de atendimento! As pessoas não podem viver 24h disponíveis para o cliente.

Utilize uma foto profissional no seu WhatsApp Empresarial

Procure personalizar as suas ferramentas de comunicação com o cliente, utilize uma foto mais formal, evite fotos com a família, fotos com roupas sensuais e em festas. Cuide da sua imagem! Afinal você atenderá clientes e prospects nesse contato. A imagem que queremos transmitir deve estar coerente com a imagem que transmitimos em nossas redes sociais e nossa postura fora delas. Confira ao vídeo a importância da foto profissional na advocacia.

Espero que vocês gostem das minhas dicas.

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