Como criar um calendário editorial para seu conteúdo online?

O calendário editorial é importante para que haja uma consistência na criação de conteúdo online. Depois de criar uma linha editorial, fica muito mais fácil organizar os posts em um calendário.

Confira 5 dicas para elaborar um cronograma básico de postagens:

1- Frequência de publicação

O primeiro passo é estabelecer a frequência de produção de conteúdo, o que deve depender da disponibilidade. Além de estabelecer o horário de cada postagem.

É bom lembrar que, quanto mais você aparece, mais as pessoas lembram de você. Mas não esqueça da qualidade das postagens. É melhor aparecer menos e com conteúdo de qualidade, do que postar só por postar.

2- Assuntos de interesse da persona e categorias

Para que os posts não fiquem cansativos e repetitivos, é legal criar categorias diferentes de postagens com assuntos de interesse da sua persona.

Depois de criadas as categorias, é só definir os dias e horários em que irá postar cada uma e jogar essas informações no calendário.

3- Ferramenta de auxílio

É importante você sempre centralizar suas ideias, anotações e informações em um único local. Existem diversas ferramentas e você pode escolher a que mais te agrade:

  • Planner: se você ainda é adepto do bom e velho papel e caneta, um planner pode ser bem útil. Nele você pode organizar suas ideias e fazer seu planejamento de postagens semanal ou mensal.
  • Planilha: uma simples planilha feita no word ou excel já cumpre bem o papel. Faça uma tabela simples contendo o dia, horário, categoria e tema da postagem.
  • Trello: se você prefere anotar tudo no celular ou no computador, o Trello é uma ferramenta online de organização completa. Nele você consegue separar as categorias, anotar as datas e horários de suas tarefas, além de possuir um calendário para anotações. A versão gratuita já é suficiente.

4- Banco de ideias

Utilize a mesma ferramenta que escolheu acima para anotar todas as ideias que você tiver. Centralizar as informações descansa sua mente, já que você não precisará ficar pensando onde anotou cada coisa.

Dessa forma evita o bloqueio criativo e pode consultar seu banco de ideias sempre que precisar criar um novo conteúdo.

5- Siga seu cronograma e atualize seu calendário sempre que necessário

Você pode organizar seu calendário semanal ou mensalmente, o importante é sempre mantê-lo atualizado e seguir o cronograma estabelecido.

Definindo uma estratégia e uma frequência de produção de conteúdo, ficará muito mais fácil para você analisar o que funciona ou não pra sua audiência, tornando sua produção online muito mais eficiente.

Advogado(a): Quer saber como começar a produzir conteúdo online de qualidade?

A Maiara Trombini, que é Empreendedora, Instrutora de Cursos e Palestras, Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico preparou este material que eu tenho certeza que vai te ajudar muito a alavancar sua advocacia, veja o vídeo dela, tenho certeza que vai te ajudar muito:

Neste curso, ela fornece materiais e um planner para você se planejar. Para acessar o curso clique aqui.

E a Maiara foi tão bacana que fez uma promoção imperdível para os leitores do meu Blog. Para adquirir o curso com desconto use o cupom ERICA10.

Não desistam, a advocacia vale a pena! Suas atitudes determinam os seus resultados.

Se precisar de ajuda ou ainda tiver alguma dúvida sobre o tema, pode me contatar clicando aqui ou pelo e-mail: erica@avallonelima.com.br

Site | Facebook | Instagram | Linkedin |Canal no Youtube | Pinterest

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.