Como prospectar clientes?

Prospectar clientes é uma das tarefas mais importantes dentro do mundo corporativo.

Recorrendo a técnicas corretas, o público será seduzido com amostras dos benefícios do seu produto e, então, fechará negócio.

Como agir?

A princípio, é preciso ter claro quem irá cuidar da tarefa de prospectar clientes. Em uma equipe enxuta, todos podem dividir a tarefa, porém é essencial ser constante na busca por possíveis clientes, o que mostra a necessidade de um líder no segmento.

Vendedores podem até serem bons para fechar o negócio, contudo, podem sofrer com falta de foco, treinamento e métricas pouco claras. Dessa forma, é possível que eleger alguém para cada etapa do processo seja mais eficaz na hora da busca por leads.

O que é inteligência comercial?

Com apenas um profissional cuidando da prospecção, é possível realizar corretamente todas as etapas para a venda se concretizar. Em outras palavras, é preciso conhecer o cliente antes, para entender sua necessidade e qualificá-lo dentro de uma escala de possíveis efetivações.

A inteligência emocional se enquadra em uma dessas atividades dentro do processo de procura por leads. Nos moldes atuais, a equipe de IC é responsável por gerar listas de leads pré-qualificados, analisar a concorrência, descobrir novas oportunidades e levantar determinados indicadores. Com isso em mãos, é possível gerar o Perfil de Cliente Ideal, que reúne uma série de características sobre aquele que mais se encaixa dentro dos benefícios que sua empresa propõe.

Dicas

Conheça o mercado: antes de sair em busca de clientes, é preciso saber detalhadamente sobre o ramo em que irá atuar, o que inclui entender os concorrentes, saber as dores de seu público, ver as oportunidades de venda e identificar ameaças;

Qualifique seus contatos: a partir do momento que começar a ter contato com as pessoas, é preciso qualificá-las dentro de uma lista para que, assim, você possa analisar e ver em qual etapa cada lead se encontra. Isso é fundamental para bolar estratégias diferentes para cada tipo de cliente.

Escolha o momento certo: muitas vezes, o cliente procura o serviço, mas não está preparado para realizar a ação. É preciso entender em qual momento ele se encontra e oferecer suporte diferenciado para cada etapa. Somente assim ele se sentirá confiante para a tomada de decisão.

Ofereça soluções: mesmo vendendo um produto e não um serviço, é preciso focar nas oportunidades que serão dadas aos clientes. Tenha em mente em como ele solucionará suas dores e fortaleça a relação de confiança com seu lead.

Use todas as plataformas: a prospecção pode ser por telefone, email, redes sociais e pessoalmente. Identifique qual a melhor maneira para cada pessoa. Porém, não se pode esquecer de que não importa o meio, o conteúdo da conversa sempre precisa ser breve, objetivo e sincero.

Espero que vocês gostem das minhas dicas.

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