Dicas para utilizar o marketing para atrair ou prospectar clientes na advocacia

A vedação de que o marketing na advocacia não visa a captação de clientes está prevista expressamente no art. 39, do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Por isso, a recomendação é utilizar o marketing de conteúdo num formato de atração, e não captação.

Apesar de muita descrença pelos profissionais do meio, na prática, para aqueles que usam o marketing, a diferença é notável.

Uma coisa é você poder usar de expedientes de captação, como a chamada CTA (Call To Action). As CTAs são ferramentas de marketing que fazem toda a diferença numa campanha de aquisição de clientes. São textos ou imagens que buscam influenciar a audiência no sentido de tomar alguma decisão quando a compra ou contratação.

Por mais óbvio que pareçam, as CTAs são bastante eficazes no processo de aquisição.

Para poder observar de uma forma prática, há uma diferença muito grande entre as duas mensagens abaixo:

Reduza a parcela do financiamento do seu veículo em até 75%;

Reduza a parcela do financiamento do seu veículo em até 75% – ligue pra gente e descubra como.

A segunda mensagem é muito mais eficiente no processo de captar clientes para ligarem no escritório, sendo simples e eficiente, uma vez que as pessoas precisam de uma orientação sobre o que fazer, mesmo que seja sobre o próximo passo a tomar para entrar em contato com o seu escritório.

Existem livros e mais livros tratando sobre o assunto das CTAs. Profissionais chamados copywriters, que são redatores especializados em textos de venda, tem um cuidado muito grande na redação das suas CTAs. Elas podem fazer toda a diferença.

Uma CTA mal feita pode reduzir o número de clientes de um produto ou serviço e levar uma campanha de vendas, até mesmo, ao fracasso.

A vedação pelo Código de Ética

O uso de CTAs para captar clientes é vedado pelo Código, mas isso não significa que advogado não pode usar a CTA.

Para captar clientes, o uso é negado. Porém, para aumentar e qualificar sua audiência, é permitido.

Um advogado pode usar uma CTA do tipo:

“Quer aprender mais sobre o assunto? Clique aqui para acessar nossa vídeo aula gratuita”.

O marketing para advogados é meramente informativo, ou seja, a grande moeda de troca do advogado para um processo de atração de clientes qualificados é o conhecimento. E o conhecimento não usado como uma isca para captar clientes, mas como etapas de uma jornada de aprendizado.

A finalidade dessa jornada é construir uma relação de confiança, credibilidade e autoridade. Quando o cliente te enxergar como um especialista na solução de um determinado problema, ele vai entrar em contato, sem a necessidade de armadilhas e iscas de captação.

É um processo mais difícil, mas viável. Mesmo porque, o mercado vê com desconfiança advogados com uma postura comercial muito agressiva.

Se posicionar como alguém que detém um conhecimento em determinada matéria, ou que domina uma solução técnica de um problema vivenciado pelo cliente, ainda é o melhor caminho para uma estratégia de marketing na advocacia.

Não sabe como iniciar seu Marketing digital para atrair ou prospectar clientes na advocacia? Confira aqui:

A Maiara Trombini, que é Empreendedora, Instrutora de Cursos e Palestras, Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico preparou este material que eu tenho certeza que vai te ajudar muito a alavancar sua advocacia, usando o marketing de contexto, veja o vídeo dela, tenho certeza que vai te ajudar muito:

Para acessar o curso clique aqui.

E a Maiara foi tão bacana que fez uma promoção imperdível para os leitores do meu Blog. Para adquirir o curso com desconto use o cupom ERICA10.

Agora wue eu já te dei essas dicas básicas, você viu que é possível planejar uma estratégia de comunicação ter retorno quando você começar a ser procurado pelos seus potenciais clientes.

Criando um bom relacionamento com o público através das mídias sociais, sites e blogs e divulgar a sua marca de forma abrangente, você vai ver que o retorno é garantido! Porque isso faz como que o usuário perceba todo valor agregado à sua marca, se tornando um consumidor fiel do seu conteúdo.

Se precisar de ajuda ou ainda tiver alguma dúvida sobre o tema, pode me contatar clicando aqui ou pelo e-mail: erica@avallonelima.com.br
Conheça o meu Kit da Lei Seca clicando aqui e conheça uma nova área de atuação.
Compartilhe!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.