O perigo do celular no trânsito

Muito se fala sobre o uso do celular por motoristas. Contudo, mesmo assim, nas grandes, médias e pequenas cidades, condutores continuam utilizando o aparelho; o que se tornou um problema de grandes proporções.

Muito mais do que infração, um dos pontos centrais é a irresponsabilidade. Aqueles poucos segundos, muitas vezes, são o suficiente para causar acidentes gravíssimos. É uma prática ilegal, perigosa e traz riscos a todos, até ao próprio condutor. É preciso, mais do que nunca, conscientizar os condutores e futuros condutores que essa é, hoje, uma das maiores causas de acidentes, com vítimas fatais, no Brasil.

Utilizar o celular ao volante, ainda que por poucos segundos, aumenta em 400% risco de acidente, pois tira o foco do trânsito.

Conduzir um veículo é uma atividade complexa que ocupa nosso cérebro: exige coordenação, atenção, concentração e diversas outras habilidades que são trabalhadas ao longo do processo de formação prática no CFC. Nossas mãos precisam estar o tempo todo no volante e na troca de marchas. Nossos pés se encarregam dos pedais para acioná-los quando necessário. Nossos olhos devem estar atentos ao trânsito.

Se quiser atender ao telefone, deve procurar um local seguro e permitido para parar o veículo e realizar o atendimento ou ler e digitar uma mensagem. Um minuto investido em segurança, pode significar a vida de cada um deles e a de muitas outras pessoas no trânsito.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Art. 252. Dirigir o veículo:

VI – utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

Infração – média;

Penalidade – multa.

Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular.

Espero que vocês gostem das minhas dicas.

Se precisarem de ajuda, quiserem minha opinião ou tiverem alguma dúvida sobre o tema, pode me contatar clicando aqui.

Facebook: www.facebook.com/EricaAvalloneAdvogada

Site: www.ericaavallone.com.br

Instagram: www.instagram.com/eavallonelima

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.