TRUQUES PARA TRANSMITIR SEGURANÇA, MESMO ESTANDO INSEGURO

Muitas vezes somos atingidos pelo nervosismo, seja em entrevistas de emprego, em apresentações (escolares ou profissionais) e em várias outras ocasiões, no meu caso, por exemplo, em audiências.
 
Estudando, descobri que existem algumas formas de passar confiança, mesmo que estejamos desprovidos dela, afinal, confiança é decisivo para o sucesso no mundo de hoje.
 
Infelizmente, hoje em dia, as pessoas se prendem mais ao que parece ser do que ao que realmente é, e isso vai nos ajudar muito, pois essas dicas vão ensinar como parecer estar confiante, mesmo que você não esteja. Pessoas bem relacionadas, com uma boa comunicação tendem a transmitir confiança, e com isso essas pessoas são capazes de conquistar e influenciar positivamente o ambiente ao seu redor, mas será que elas realmente são tão seguras assim?
 
Confira como espantar a insegurança e projetar confiança. 
 
1. Aja primeiro
 
Você deve sempre agir de maneira confiante. Ao agir assim, você projeta em si mesmo uma auto confiança, mesmo antes de se sentir seguro e, agindo desta maneira, sua ‘nova’ atitude terá efeitos positivos na sua auto imagem. Pequenas ações já projetam confiança.
 
2. Elimine vocabulário impreciso
 
Há, por exemplo, uma grande diferença no nível de confiança transmitido entre dizer ‘eu acho’ e dizer ‘eu acredito’”.
 
Eliminar palavras imprecisas é uma maneira de valorizar suas colocações em reuniões e apresentações. Ainda fatores importantes para demonstrar credibilidade é ter ritmo e cadência na hora da fala. O contato visual, é imprescindível, porém um desafio para os mais inseguros, mas nunca se esqueçam de manter (ou ao menos tentar) o ‘olho no olho’.
 
3. Bom humor
 
Pessoas engraçadas, em geral, são vistas como confiantes. Quando for apropriado ao ambiente, aposte no humor, mas com moderação.
 
Se sua a insegurança não permite que você tenha a coragem de tentar provocar risadas nos outros, apresente-se no dia a dia, simplesmente, com bom humor. 
 
Aliadas aos truques, estas ações são imprescindíveis:
 
Tenha mentores. Executivos muitas vezes atribuem parte de seu sucesso à orientação que receberam de seus mentores ao longo da carreira. Cercar-se de uma rede de apoio vai, sem dúvida, aumentar o seu nível de confiança para tomar decisões no âmbito profissional.
 
Os mentores são pessoas que inspiram admiração e ele deve ser seu lembrete sobre o que é necessário fazer para chegar aonde você quer. 
 
Prepare-se. Quanto mais inseguro for, mais a preparação se faz necessária. Dedique-se ao máximo antes de enfrentar reuniões, apresentações ou outros momentos de protagonismo. Pular a preparação é deixar muito espaço para o acaso e para possíveis falhas.
 
Eu sempre me preparo, repito mil vezes a mesma apresentação e tento esgotar o assunto, para não ter surpresas na hora das perguntas.
 
Espero que essas dicas ajudem como também me ajudaram.
 
Artigo adaptado e originalmente publicado em Exame.com

Erica

Meu nome é Erica Avallone, tenho 26 anos e sou advogada. Estou aqui para informá-los sobre seus direitos e ajudá-los a protegê-los.

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *