Que é fundamental que você tenha uma presença na internet, isso você já entendeu! Porque a advocacia de antigamente, a distribuição de cartões, o boca a boca ficaram um pouco ultrapassados.
Mas você sabe como se conectar com possíveis clientes sem ferir o Código de Ética da OAB?
A internet é um dos maiores meios de comunicação e você não ode ficar de fora dela, afinal hoje em dia, quando queremos buscar qualquer coisa onde vamos? No Google! Pois é, o seu cliente também está buscando a solução do problema dele no Google. E, sendo assim, você precisa aparecer para ele como sendo a “solução” do problema dele.
Bom, como eu já falei aqui algumas vezes, também já falei no meu canal no Youtube e no IGTV, você poderá estar no caminho do seu cliente ou simplesmente não! Basta você se planejar para isso. Isso fará toda a diferença no final do mês, quando você for “fechar as contas” do seu escritório e eu vou te explicar o porque.
Imagine que seu cliente pesquisou no Google: “como me divorciar?“. Viu que pergunta simples? Quantas pessoas será que já pesquisaram isso no Google? Garanto que milhares. Partindo desse princípio, eu quero que você entenda que o Google é um robô e que ele vai buscar em todos os sites a melhor resposta para aquele usuário, então, para você estar no caminho do cliente que busca a resposta para essa pergunta o que você precisa fazer? Você precisa ter um site.
Mas não é um site qualquer, é um site que tenha todas as ferramentas necessárias para ser “achado” pelo Google. É preciso que você gere conteúdo de qualidade e que seja produzido por você mesmo, pois o Google não aceita plágio, além disso ser infração penal!
Pare rapidinho a leitura desse texto para ver minhas dicas no Youtube sobre como você pode montar um blog e ser referência na advocacia, confira:
Partindo desse pressuposto, é indispensável que você saiba a diferença de publicidade ou marketing digital? Afinal, o que é e o que não é permitido pela OAB?
Marketing Digital para Advogados
O marketing digital abrange o conjunto de atividades que buscam criar relacionamentos, atrair novos negócios e desenvolver uma identidade da marca nas mídias digitais.
O marketing digital para advogados, conhecido como Marketing Jurídico tem como ideia básica levar para o possível cliente, a resposta para a pergunta que ele procura, ou seja, é você ser a referência no assunto que está sendo o problema daquela pessoa que pode se tornar o seu cliente.
No entanto, é preciso usar estratégias, como SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo (sites institucionais, blogs e redes sociais). São essas estratégias que te ajudarão a fortalecer a presença da sua marca no cotidiano do usuário, ou possível cliente!
Publicidade Digital
Já a publicidade digital entra como uma ferramenta de marketing, cuja qual direciona esforços para conectar a sua marca com os consumidores através de banners, links patrocinados e anúncios pagos – isso NÃO é permitido pela OAB.
Não sabe como iniciar seu Marketing digital? Confira aqui
A Maiara Trombini, que é Empreendedora, Instrutora de Cursos e Palestras, Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico preparou este material que eu tenho certeza que vai te ajudar muito a alavancar sua advocacia, usando o marketing de contexto, veja o vídeo dela, tenho certeza que vai te ajudar muito:
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E a Maiara foi tão bacana que fez uma promoção imperdível para os leitores do meu Blog. Para adquirir o curso com desconto use o cupom ERICA10.
Agora wue eu já te dei essas dicas básicas, você viu que é possível planejar uma estratégia de comunicação ter retorno quando você começar a ser procurado pelos seus potenciais clientes.
Criando um bom relacionamento com o público através das mídias sociais, sites e blogs e divulgar a sua marca de forma abrangente, você vai ver que o retorno é garantido! Porque isso faz como que o usuário perceba todo valor agregado à sua marca, se tornando um consumidor fiel do seu conteúdo.
Se precisarem de ajuda, quiserem minha opinião ou tiverem alguma dúvida sobre o tema, pode me contatar clicando aqui.