Clique aqui para falar com a Erica Avallone
Alerta: Golpe com falsas notificações de suspensão da CNH

Publicado em: 19/11/2024

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou nesta segunda-feira um alerta sobre um golpe relacionado à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Golpistas estão enviando mensagens de texto (SMS) contendo uma falsa "notificação extrajudicial", com o objetivo de roubar informações pessoais e realizar cobranças fraudulentas.

De acordo com o Detran, foram registrados casos em diversos estados, incluindo Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Como funciona o golpe?

A mensagem fraudulenta diz: "Suspensão da sua CNH em andamento, saiba mais e evite sua restrição", e inclui um link que direciona a vítima a uma página falsa. Lá, a pessoa é levada a fornecer dados confidenciais e até a realizar pagamentos.

Orientações para se proteger

A Associação Nacional dos Detrans (AND), por meio do presidente Givaldo Vieira, reforça que notificações sobre suspensão ou cassação de CNH devem ser verificadas somente nos canais oficiais do Detran de cada estado. Caso receba algo suspeito, não clique no link e faça uma denúncia à Ouvidoria ou às autoridades locais.

Os contatos oficiais do Detran são realizados por correspondências autenticadas, enviadas pelos Correios, ou por meios previamente divulgados pelos órgãos estaduais. Para conferir infrações ou processos, é essencial acessar os sites oficiais dos Detrans ou utilizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Esse app permite consultar infrações e receber notificações eletrônicas diretamente pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

A atenção é fundamental para evitar cair em fraudes!

Especialista em direito de trânsito

Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.