Publicado em: 27/12/2022
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento que obrigatoriamente precisa estar em dia para que os motoristas do país tenham permissão de circular com seus automóveis. Dito isso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê diversas punições aos condutores que não seguem as leis, como a suspensão do documento.
Especialmente durante o período de férias de fim de ano, os condutores devem estar atentos para não realizarem ações que configurem a suspensão da sua CNH. Isso porque, nesse momento, muitas pessoas pensam em viajar, então é bom manter todos os documentos em dia.
Vale ressaltar que algumas punições do CTB implicam no afastamento do condutor por um período de dois anos. Caso queira recuperar o direito de conduzir, o cidadão deverá realizar todos os exames necessários para tirar a habilitação novamente, além de passar por uma renovação de pauta, que inclui aulas teóricas, práticas, provas e exames. Logo, para não ter que passar por todo esse processo, é bom se cuidar.
Fora os hábitos que levam à suspensão do documento, o CTB ainda prevê a suspensão da carteira quando o motorista perde o direito de dirigir veículos por até doze meses por alcançar 20 pontos na CNH ou mais. Isso acontece quando há a violação de várias regras, como conduzir embriagado, por exemplo.
Ademais, confira abaixo algumas situações que podem causar a suspensão da sua CNH por um período de dois anos:
Agora, confira abaixo uma lista de situações que podem levar à suspensão da CNH por um período de até dize meses:
Além de suspender a CNH, muitas dessas infrações podem ser consideradas graves ou gravíssimas, configurando o pagamento de multas elevadas (que podem até mesmo passar por um processo de multiplicação do valor), fora que devem conferir pontos na carteira ao longo do tempo.
Fonte: Pronatec
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.