Em dias de chuva, um dos maiores cuidados que o motorista deve ter é com a aquaplanagem. O deslizamento do carro sobre a camada de água, normalmente ocasionado pelo desgaste e perda de tração dos pneus, pode alterar a trajetória do carro e, em casos extremos, até causar um acidente.
Uma das principais regras para evitar esse tipo de transtorno é ter atenção redobrada com os pneus e nunca rodar com os mesmos carecas.
São os sulcos dos pneus que são responsáveis pela drenagem da água no asfalto. A profundidade mínima dos sulcos não deve ultrapassar a indicação TWI (Tread Wear Indicators), que são ressaltos da borracha. Isso garante a aderência dos pneus no asfalto e a segurança do motorista e passageiros. Frisar os pneus, técnica conhecida como ressulcagem, não é recomendável.
Manter os pneus com a pressão indicada pelo fabricante do veículo, ter os quatro pneus com a mesma medida e desenho, fazer o rodízio a cada 8 mil quilômetros e procurar trocar os quatro pneus juntos são outras dicas valiosas para conduzir um carro com segurança sob chuva.
Porém, não é só com a conservação dos pneus que os motoristas devem tomar cuidado. É importante não trafegar acima de 80 quilômetros por hora. Ao conduzir em tais condições, é recomendável olhar pelo retrovisor e observar se consegue ver as marcas dos seus pneus na estrada. Caso a resposta seja negativa, cuidado, pois o risco de aquaplanagem é maior.
Se a aquaplanagem for inevitável, retire imediatamente o pé do acelerador, não pise bruscamente no pedal do freio e segure firme no volante para manter as rodas retas. Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente a direção de um lado para o outro, para sentir que o veículo recuperou a aderência. Caso o carro possua freios ABS (aqueles que não deixam as rodas travarem), aplique a força no pedal do freio, mantendo-o pressionado até o controle total do veículo.
Espero que vocês gostem das minhas dicas.
Se precisarem de ajuda, quiserem minha opinião ou tiverem alguma dúvida sobre o tema, pode me contatar clicando aqui.