O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) disponibiliza uma série de serviços digitais gratuitos para auxiliar o cidadão que está comprando um veículo e quer ter a certeza de que não há nenhuma restrição administrativa ou judiciária ligada ao automóvel. Por meio do site do departamento é possível pesquisar débitos, alienações fiduciárias, registros de roubos e furtos de motos e carros usados.
Detran SP: como acessar
A maior parte das consultas pode ser realizada totalmente online e de forma rápida. O primeiro passo é acessar o portal detran.sp.gov.br e clicar na aba “Veículos”.
Na página estão listadas as opções disponíveis:
- Registro de furto e roubo do veículo;
- Débitos e restrições de veículos, que lista possíveis dívidas como restrições administrativas, judiciais e gravame (alienação fiduciária), além de vistorias e laudos. Para a pesquisa é preciso entrar com o Renavam e placa do veículo;
- Certidão negativa/positiva de propriedade, onde é possível solicitar a certidão de propriedade do veículo, informando se há cadastro na base de dados do Detran SP e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para acessá-lo é necessário inserir o CPF do proprietário, login e senha.
Para emissão do extrato de cadastro do veículo, ainda é necessário a solicitação do proprietário do veículo. A consulta, realizada mediante agendamento, informa desde a data do último licenciamento, histórico do veículo, município de registro, números do Renavam até o chassi das motos e carros usados.
Fonte: AutoPapo