Você sabia que levar o seu animal 🐶 de estimação no veículo no colo não pode! Mesmo que quem esteja levando o animal seja o passageiro do lado do motorista!
Como o título diz, levar o pet solto no carro da multa.
É isso que fala o artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro. Esse artigo prevê uma multa de R$ 53,20 + 3 pontos na CNH, vejam:
Art. 169. Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança:
Infração – leve;
Penalidade – multa.
Isso porque o animal pode tirar a atenção do motorista, que pode até se acidentar por este fato, machucando a si mesmo, a terceiros e ao próprio animal de estimação.
Também existe uma multa onde é proibido levar o animalzinho no colo ou do lado esquerdo, entre o corpo e a porta.
Essa multa está prevista no artigo 252, II do Código de Trânsito Brasileiro. Neste caso, a multa é de R$ 85,13 + 4 pontos na CNH.
Art. 252. Dirigir o veículo:
[…]
II – transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;
Infração – média;
Penalidade – multa.
Além de evitar multas, o transporte correto garante a segurança dos animais em eventuais freadas bruscas ou acidentes.
Formas seguras de Transportar animais no carro
O transporte inadequado do seu animalzinho no carro não causa apenas a perda de pontos na carteira e uma multa para pagar, isso pode gerar acidentes graves e colocar em risco a sua segurança e a do seu pet.
Por isso hoje em dia existem algumas ferramentas que permitem levar seu bichinho para passear de carro de forma segura e confortável.
Caixinha de Transporte
A caixa de transporte, é a forma mais indicada e segura de transportar seu pet: você coloca seu cachorro ou gato dentro da caixinha rígida e prender a alça com o cinto de segurança. Pronto!
Cadeirinha
Essa pode ser uma boa opção se o seu animalzinho não curtir muito ficar preso dentro da caixinha, já que permite uma sensação maior de liberdade.
Ela funciona assim: a cadeirinha (que é praticamente um cestinho) vai presa no banco do carro e o animalzinho preso pela coleira dentro dessa cadeirinha.
São recomendadas para cachorros pequenos até uns 10 quilos. Gatinhos também podem andar desta forma.
Cinto de Segurança
Para cachorrinhos de todos os tamanhos, especialmente os grandões, o cinto de segurança é uma ótima opção.
É como se fosse uma guia normal que você prende direto no lugar que prende o cinto de segurança do carro.
Grade de Segurança
Se o seu animal é muito grandão, além do cinto, você deve providenciar uma grade de proteção. Existe de diversos materiais e formatos. Ela é colocada entre o banco de trás e a parte da frente do carro. Assim, seu cachorrão curioso não vai conseguir colocar a cabeça do seu lado para xeretar se você está dirigindo bem, evitando assim, motivos para sua distração.
Gostaram das dicas? Então fiquem ligados para não perderem pontos desnecessários na CNH.
Lembrando que se somar 20 pontos no período de 12 meses, você poderá ter sua CNH suspensa! Lembre-se que são 20 pontos e não 21 como algumas pessoas costumam dizer.
Então, você pode ter 19 pontos, com 20 já terá um processo de suspensão de CNH instaurado.
Conclusão
Não leve seu pet solto no veículo, sei que eles gostam da sensação de vento nos pelos, mas para segurança deles, para sua segurança e para evitar pontos desnecessários a prevenção é o melhor remédio!
Existem meios legais de transportar seu animalzinho no carro – Caixinha de transporte – cadeirinha – cinto de segurança e grade de segurança. Fale com seu veterinário, ele indicará o melhor para o seu pet.
Por fim, cuidado! Não some mais de 19 pontos em sua CNH!
Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos e grupos de WhatsApp!
Fonte: PetLove