O marketing tradicional, há algum tempo, nos ensina a regra dos 4 P’s: Produto, Preço, Praça (local) e Promoção (divulgação), onde dificilmente se leva em consideração o contexto específico em que cada produto tem maiores chances de prosperar e alcançar o público correto.
Na prática, essa estratégia se resumia em divulgar produtos ou serviços em quaisquer ocasiões, alcançando a maior audiência possível.
Devido a isso, recursos humanos e financeiros eram desperdiçados, pois eram praticados fora de contexto, sem objetivar o público certo que a marca deveria querer alcançar, sem se inserir nas situações mais propícias.
O marketing de contexto
O marketing de contexto é, resumidamente, uma forma de enxergar o marketing da sua marca.
Atualmente, o que se propõe é uma abordagem mais contextual, pois já se percebeu que dessa forma as ações se mostram mais eficientes.
Contudo, a avaliação do produto, preço, praça e promoção ainda são importantes, mas precisam ser analisados sob uma ótica específica e estratégica.
Seja dentro do meio digital ou até mesmo nas estratégias offline, é importante que, no planejamento das ações de marketing, sejam analisados diversos fatores:
- O público que se deseja alcançar, levando em consideração a faixa etária, localidade, profissão, gênero, gostos, e outros dados que demonstrem a propensão do público a querer ou precisar do produto ou serviço;
- Personificar este público por meio da persona, que é o personagem ícone que irá representar o estilo de vida, problemas e a pessoa que compra os produtos e serviços das empresas;
- As plataformas utilizadas;
- O timing estratégico quanto a execução da ação.
Vantagens do marketing de contexto
Como citado, o marketing de contexto oferece melhores resultados porque faz um uso mais inteligente dos espaços e oportunidades, sendo assim, as chances de alcançar o cliente certo são maiores.
Ademais, não é só o alcance que acontece mais eficientemente: o marketing contextual também possui melhores resultados na hora de cativar o cliente e iniciar um relacionamento entre ele e a marca.
Isto se deve ao fato de este ser um marketing pouco invasivo e mais certeiro; assim, menor é a chance de rejeição, pois maior é a probabilidade de estar oferecendo o produto certo, na hora certa, para a pessoa certa e do jeito certo.
Quando se leva em consideração o contexto da presença do cliente em um determinado site, os riscos de incomodar um cliente com um anúncio indesejado são menores.
Desta forma, o marketing de contexto é uma abordagem altamente eficiente, principalmente para o marketing digital.
A relação marketing digital e marketing de contexto
As ferramentas digitais são grandes aliadas do marketing de contexto, apesar do mesmo não se aplicar somente às estratégias online.
Por meio de softwares, métricas de redes sociais e outros recursos, é possível obter dados sobre as necessidades e o perfil do público, na medida em que ele próprio acessa determinados conteúdos e consente em fornecer esses dados.
Isto faz com que entendamos em que fase da relação de consumo o cliente está, entre as etapas do funil de vendas. Com base nisso, são selecionadas as melhores alternativas de posicionamento para seu produto ou serviço perante esse cliente.
Entre as alternativas estão:
- Inbound marketing;
- Mídia programática;
- E-mail marketing;
- E-books;
- Newsletter;
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