O marketing digital tem mudado o dia a dia de diversas profissões e não é diferente com a advocacia. Grandes escritórios já possuem equipes de marketing voltadas ao meio digital.
Uma alternativa para escritórios que ainda não podem dispor de tal verba para contratação de funcionários voltados ao marketing é a terceirização para uma empresa focada em Marketing Jurídico.
Mas quais são os principais desafios que os escritórios enfrentam na hora de iniciar seu marketing jurídico?
Linguagem
Os juristas tendem a se apegar muito ao juridiquês de cada dia. Infelizmente a linguagem usada em petições não cabe nas redes sociais. Isso por que não estão lidando com juízes e outros advogados, mas sim com clientes.
Portanto, uma linguagem mais acessível e clara é indispensável nas redes sociais, lembrando sempre de guardar o decoro e moderação devidas.
Produção
Produzir conteúdo é algo complexo, demanda tempo para pesquisa e redação, além da necessidade de um profissional de design para viabilizar as artes a serem postadas.
Ética
Nosso estatuto de ética é bem claro sobre as questões envolvendo a produção de conteúdo, isto é, segundo o Estatuto de Ética da Advocacia, o advogado é livre para produzir e veicular qualquer conteúdo com caráter informativo e relevante à população. Contudo, é vedada a mercantilização da advocacia.
Portanto, é imprescindível que o advogado se atente às questões éticas envolvendo o uso de redes sociais e produção de conteúdo.