Muitos advogados, atualmente, estão tentando se aventurar pelo mundo do marketing jurídico sem técnica e de forma desordenada, sem entender a importância do conceito de público-alvo.
Entretanto, para toda estratégia é fundamental ter definido quem irá receber a mensagem, ou seja, quem é o público alvo para o qual irá direcionar o seu conteúdo. E é exatamente nesse início que muitos advogados erram no plano de marketing.
Identificar o público-alvo
Pois bem, após ter definida a sua área de atuação, o próximo passo é identificar o seu público alvo e quais são as suas dores, sendo isso essencial para o desenvolvimento satisfatório do marketing jurídico que gera resultados.
Para fazer a delimitação do grupo de pessoas que serão o seu público alvo é necessário levar em consideração fatores como idade, sexo, renda, escolaridade, hábitos, estilo de vida e aspectos geográficos.
Somente a partir da identificação do seu público alvo e compreensão das suas necessidades é que será possível desenvolver estratégias de marketing jurídico, tais como na produção de conteúdo em redes sociais para advogados, e-mail marketing ou investimento em anúncios, como o Google Adwords e Facebook Ads.
Além disso, para que você saiba que tipo de conteúdo produzir para fidelizar o seu público alvo, é recomendável que sejam criadas personas, que são personagens que sintetizam as principais características do seu cliente ideal.
É a escolha da persona que vai definir a linguagem dos blogs e redes sociais, o tema dos conteúdos que serão produzidos, formato desse conteúdo (infográfico, vídeo ou texto, por exemplo) e direcionar a estratégia de mídia paga.
Um exemplo é se o advogado atua na área de direito de previdenciário, o seu público alvo será de pessoas na faixa dos 50 anos, com interesse em planejamento previdenciário.
A definição do público alvo é uma das etapas mais importantes do planejamento de marketing, pois é por meio dessa determinação que o advogado conseguirá entender as quais são as necessidades básicas dos clientes em potencial.