Publicado em: 04/10/2022
Com o intuito de reduzir o barulho do trânsito, a Prefeitura de Curitiba começou a testar um novo radar que monitora os ruídos dos veículos e, futuramente, poderá aplicar multa aos condutores que extrapolarem o limite estabelecido por mês.
Um sistema parecido já foi utilizado em países como a França e Inglaterra e, por aqui, está sendo desenvolvido pela empresa de fiscalização e gestão de trânsito Perkons em parceria com o Setran (Superintendência de Trânsito).
O dispositivo foi instalado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã e fez parte do setembro da Mobilidade, ação voltada para os pedestres e tecnologias menos poluentes no trânsito.
O detector de ruídos é instalado junto ao equipamento convencional responsável por aferir a velocidade dos veículos, mas capta imagens e amostras de som emitidos pelo escapamento dos automóveis que passam pelo local.
De acordo com Rosangela Battistella, superintendente de Trânsito de Curitiba, a iniciativa de instalação partiu da população devido ao barulho excessivo das vias.
O objetivo é utilizar o radar para identificar quais os veículos que emitem mais ruídos e em qual horário eles costumam circular. Com isso, a superintendente planeja reforçar a fiscalização durante o período constatado.
No entanto, vale lembrar que por se tratar de uma tecnologia nova e ainda em fase de testes, os ruídos excessivos capturados pelo radar ainda não poderão ser convertidos em multa. Primeiro é necessária uma homologação do Instituto Nacional de Metrologia, o Inmetro, e da regulamentação de órgãos como o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.