O Senado aprovou na última terça-feira (11/2) um projeto de lei (PL 1.679/19) que possibilita a conciliação por meio de videoconferência no âmbito dos juizados especiais cíveis.
Como o texto aprovado pela Câmara não sofreu mudanças no Senado, a proposta seguirá para sanção presidencial.
O objetivo
O autor do projeto aprovado pelo Senado é o deputado Luiz Flávio Gomes (PSB-SP). O objetivo é alterar a Lei nº 9.099/1995 para incluir a utilização de meios tecnológicos de transmissão de vídeo e som em tempo real.
Ao justificar o projeto visando a aprovação do Senado, o parlamentar disse que os avanços tecnológicos e meios de comunicação devem ser amplamente utilizados para tornar a Justiça mais rápida e eficiente, sobretudo nos juizados especiais cíveis, cujo procedimento é orientado pelos princípios da oralidade, simplicidade, informalidade, celeridade e economia processual.
O relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), disse que a proposta supre uma lacuna aberta pelo novo Código de Processo Civil, que admitiu a realização de audiência de conciliação por meio eletrônico, mas não regulamentou o tema no âmbito dos juizados especiais.
Esses juizados tem competência para conciliação e julgamento de causas cíveis de menor complexidade, com valor de até 40 salários mínimos.
Clique aqui para ler o projeto de lei: PL 1.679/19
Fonte: Agência Senado
Se precisar de ajuda ou ainda tiver alguma dúvida sobre o tema, clique aqui ou pelo e-mail: [email protected]