O motorista que comete infrações ou alcança a pontuação máxima recebe a penalização da carteira de motorista suspensa. A durabilidade da punição varia de 2 a 24 meses, conforme a gravidade da infração cometida de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Durante o período de interrupção da carteira de motorista suspensa, o condutor deve ficar sem dirigir, caso seja pego a habilitação pode ser cassada e multada com o veículo retido até a apresentação de um motorista devidamente habilitado.
Para saber mais sobre o processo de regularização da carteira de motorista suspensa continue lendo este artigo preparado pela Erica Avallone!
Caso o condutor atinja a pontuação limite de 20 pontos em 12 meses com duas ou mais infrações graves, 30 pontos com uma infração gravíssima ou 40 pontos sem infração de caráter grave ou se exercer atividade remunerada. Nos casos citados, o motorista pode ter a carteira de motorista suspensa por 6 meses a 1 ano. Em casos de reincidência por 12 meses, pode ser cancelado de 8 meses a 2 anos.
Para iniciar o processo da regularização, o condutor deve respeitar o prazo da carteira de motorista suspensa. Enquanto isso, é preciso realizar um curso de reciclagem em um Centro de Formação de Condutores (CFC), e passar por uma avaliação teórica. A formação aborda assuntos como normas de trânsito, direção defensiva, relacionamento interpessoal e primeiros socorros. Ao fim do curso, é aplicada uma prova para retomar a habilitação.
Caso o motorista não faça o curso ou tenha sido reprovado no teste após o cumprimento do período de suspensão, a carteira de motorista suspensa continua retida. Dessa forma, não é possível fazer a devolução ou a renovação do documento, então o condutor não pode dirigir até a regularização da situação.
A Erica Avallone oferece soluções inteligentes para CNH suspensa com uma equipe técnica especializada, nossa empresa segue as atualizações conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A empresa atua há anos em recursos administrativos para infrações de trânsito. Caso você ainda esteja com alguma dúvida entre em contato com um dos nossos colaboradores pelos canais de atendimento disponíveis no site.
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.
Separamos uma lista das nossas regiões de atendimento com seus alguns de seus respectivos bairros. Caso não encontre seu bairro não se preocupe, nossa equipe está sempre disponível para atender e tirar suas dúvidas.