CNH: mudança e adição de categoria agora podem ser feitas pela internet

CNH: mudança e adição de categoria agora podem ser feitas pela internet

O Detran.SP passa a disponibilizar a opção de iniciar pela internet o processo de adição ou mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O serviço pode ser solicitado pela plataforma digital do Poupatempo, ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.

LEIA MAIS:
Detran: entenda o que mudou na CNH aos motoristas
Tudo o que você deve saber sobre a Lei do Motorista
Projeto de lei permite que motorista com CNH B dirija veículo articulado com até 6 toneladas

O condutor que precisa fazer a mudança ou adição de categoria na CNH deve ter no mínimo 21 anos (para as categorias D e E), ter o documento em situação regular, não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.

Será exigida a realização do exame toxicológico. O próximo passo é a realização do exame médico de aptidão física e mental. Para taxista, motorista de ônibus ou condutor que realize alguma outra atividade remunerada, será necessária ainda uma avaliação psicológica.

Após a conclusão dos processos de avaliação médica e psicológica, é necessário que se matricule em um Centro de Formação de Condutores (CFC) que ofereça o curso prático para o veículo desejado, para só então fazer depois o exame prático.

CNH: Outros serviços

Pela internet, é possível alterar solicitar ainda a inclusão do aviso EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH. Antes de ganhar a observação no documento, o condutor terá que realizar o exame médico e a avaliação psicológica com um profissional credenciado.

O motorista habilitado apenas na categoria A que deseja incluir a observação “Exerce atividade remunerada”, deve ter 21 anos completos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria A, além de ter obtido aprovação em curso especializado de motofrete e/ou mototáxi.

Pela internet, o Detran.SP permite também solicitar alterações de dados da CNH como o endereço (desde que seja dentro do mesmo município) e alteração do nome do pai e RG.

Via: iG

Se precisar de ajuda ou ainda tiver alguma dúvida sobre o tema, clique aqui ou pelo e-mail:  erica@avallonelima.com.br
Mentoria para advogados em Direito de Trânsito preencha o formulário clicando aqui

Site  | Facebook  | Instagram Linkedin  | Canal no Youtube  | Pinterest 

Conheça o meu Kit da Lei Seca clicando aqui e conheça uma nova área de atuação

1 comentário em “CNH: mudança e adição de categoria agora podem ser feitas pela internet”

  1. Pingback: Projeto prevê que CNH terá validade de dez anos para condutores de até 69 anos - Erica Avallone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *