Afinal, o que é Multa por bafômetro? Se você já foi parado em uma blitz da Lei Seca, certamente conhece o bafômetro, um nome popular para etilômetro que é um aparelho usado na identificação da presença de álcool no organismo dos condutores. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a multa do bafômetro tem relação com outra infração que é a de recusar passar pelo teste do etilômetro ou outros testes similares.
A Dra. Erica Avallone explica que segundo a legislação brasileira, a recusa em fazer o teste do bafômetro é uma infração gravíssima e pode levar à suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Acompanhe a leitura para entender melhor sobre o assunto.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece a multa como uma das penalidades às infrações de trânsito. Assim, de acordo com o art. 165-A, a recusa a fazer o teste do bafômetro é uma considerada uma infração de natureza gravíssima.
Dessa forma, a multa por bafômetro é uma multa aplicada aos condutores que se recusam a realizar o teste. Além de multa, também está prevista a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Todas as infrações de natureza gravíssima têm um valor de R$293,47. No entanto, algumas dessas infrações podem ter o valor triplicado por meio de um fator multiplicador que no caso de recusar-se a fazer o teste do bafômetro, a multa ganha um fator multiplicador de 10, conforme dispõe o art. 165-A. Ou seja, o condutor que se recusar a fazer o teste do bafômetro pode ser penalizado com uma multa no valor de R$2.934,70.
Todos podem entrar com recurso em casos de multa por bafômetro, sendo assim um direito de todos os condutores brasileiros. A advogada Erica Avallone explica que o processo pode acontecer em três etapas:
a defesa prévia
o recurso em primeira instância
o recurso em segunda instância
Por fim, para recorrer da multa é necessário que você conte o apoio de um advogado especializado em Direito do Trânsito para que ele formule o recurso de acordo com suas especificidades e com argumentação pautada na legislação vigente.
Vale dizer que a Constituição Federal, garante a todos os brasileiros o direito de não produzir provas contra si mesmo, isso quer dizer que o teste do bafômetro não é obrigatório. No entanto, as autoridades de trânsito podem autuar o condutor do veículo em caso de recusa.
Por isso, caso tenha sido autuado por recusar-se a fazer o teste do bafômetro, não deixe de entrar em contato e ter todas as orientações para recorrer. Conte com a Dra. Erica Avallone!
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.
Separamos uma lista das nossas regiões de atendimento com seus alguns de seus respectivos bairros. Caso não encontre seu bairro não se preocupe, nossa equipe está sempre disponível para atender e tirar suas dúvidas.