Como usar corretamente: afim de ou a fim de?

Nós advogados(as) que trabalhamos lendo e escrevendo, precisamos ter um bom vocabulário e ter na ponta da língua palavras e argumentos que expressem exatamente o que queremos dizer.

Não adianta ficar floreando, “enchendo linguiça”, temos que ser claros, objetivos e diretos, afinal, escrever petições longas e com termos difíceis só dificulta a vida dos magistrados.

Por isso, usar uma palavra errada pode mudar completamente o sentido de algo que estamos querendo dizer. E você já sabe né?! Se isso acontecer, as chances do julgador não entender são grandes.

Existem palavras que são complicadas mesmo, como é o caso de “afim de” e “afim de”. Então eu separei aqui dicas de como usar essas expressões, confira:

Como usar corretamente: “afim de” ou “a fim de”?

  • “Afim” é um adjetivo e significa igual, semelhante, parecido, alguém que tem afinidade, proximidade, semelhança. Exemplos: Suas ideias são afins. Possuem temperamentos afins; por isso se relacionam tão bem.
  • “A fim” faz parte da locução “a fim de”, que significa para, com o propósito de, com o intuito de, indica finalidade, desejo. Exemplos: Fez tudo aquilo a fim de nos convencer de sua inocência. Apresentou-nos todas as propostas de pagamento a fim de vender os produtos.

Outro exemplo: Saí cedo a fim de chegar a tempo para o jantar.

Outro uso

Na linguagem informal, usamos uma dessas expressões para indicar interesse em alguém. O correto, nesse caso, é “a fim”, assim separado (apesar de indicar o desejo de estar junto). Então, na próxima vez que for soltar uma cantada, escreva: “Estou a fim de você”.

Nem pense em escrever “afim” ou você vai correr o risco de provocar uma desilusão ortográfico-amorosa e estragar suas chances, rs.

Espero que essas dicas ajudem vocês. Eu uso essa expressa diariamente, mas sempre com a ideia de locução.

Sabia que escrever conteúdo é ótimo para o seu Marketing Jurídico?

Meu nome é Erica Avallone Lima, me formei em 2011 e sou advogada desde 2013.

Eu comecei a trabalhar com blog e escritório virtual desde 2015, fornecendo conteúdo para que os cidadãos tivessem conhecimento do seu direito e dicas de marketing jurídico para os advogados.

Advogado(a): Quer saber como começar a produzir conteúdo de qualidade?

A Maiara Trombini, que é Empreendedora, Instrutora de Cursos e Palestras, Consultora de Marketing Estratégico e Marketing Jurídico preparou este material que eu tenho certeza que vai te ajudar muito a alavancar sua advocacia, veja o vídeo dela, tenho certeza que vai te ajudar muito:

Para acessar o curso clique aqui.

E a Maiara foi tão bacana que fez uma promoção imperdível para os leitores do meu Blog. Para adquirir o curso com desconto use o cupom ERICA10.

Não desistam, a advocacia vale a pena! Suas atitudes determinam os seus resultados.

Se precisar de ajuda ou ainda tiver alguma dúvida sobre o tema, pode me contatar clicando aqui ou pelo e-mail: erica@avallonelima.com.br

Site | Facebook | Instagram | Linkedin |Canal no Youtube | Pinterest

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.