Em alguns casos mais extremos é comum que a CNH seja cassada. Diante disso, muitos condutores possuem a dúvida: CNH cassada o que fazer ?? Será que não posso mais dirigir? Logo, é importante que esses motoristas se acalmem e saibam mais sobre essa medida administrativa de trânsito. Tem a dúvida: CNH cassada o que fazer? Prossiga consumindo o conteúdo e saiba mais sobre essa penalização.
A habilitação cassada compreende uma medida administrativa de trânsito que contém como finalidade punir os motoristas que cometeram infrações gravíssimas, oferecendo risco a sua própria e às demais vidas ao seu redor. A mesma causa muitas dúvidas aos condutores, inclusive a “CNH cassada o que fazer?”.
Portanto, esse é um tipo de sanção de trânsito atribuída aos motoristas que conduziram veículos de forma a oferecer risco para a população, que possui o poder de privar os mesmos de seu direito de dirigir por um período de tempo de no mínimo dois anos, exigindo que os infratores penalizados com a mesma, realizem alguns cursos na autoescola, inclusive o de reabilitação.
Desse modo, levando em consideração que existem diversas infrações de trânsito, tendo cada uma um grau diferente de gravidade, estabelecido de acordo com a gravidade da consequência que a ação acarreta, é importante que os condutores saibam quais atitudes podem resultar na aplicação dessa sanção, a fim de reduzir as dúvidas sobre CNH cassada o que fazer.
Logo, a medida administrativa de cassação da CNH somente é imposta quando o condutor comete uma, ou mais, das seguintes infrações: quando o motorista que teve a habilitação suspensa conduz veículos no período de privação do seu direito de dirigir; quando comete alguma infração prevista pelo inciso III do artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro; e quando o motorista conduz veículos que não são compatíveis com sua categoria de habilitação.
Uma das principais dúvidas que sucedem a “CNH cassada o que fazer?” é se o condutor pode dirigir quando a habilitação permanece cassada. A resposta para essa questão é não, o motorista não pode conduzir veículos durante o período que compreende a cassação da CNH, que tem duração de dois anos.
Por fim, vale pontuar que assim como todas as outras medidas administrativas de trânsito, a cassação da CNH pode ser revertida a partir da apresentação dos recursos necessários para recorrer a esse processo, dentro do prazo de quinze dias após a autoridade de trânsito ter determinado a cassação da habilitação.
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.
Separamos uma lista das nossas regiões de atendimento com seus alguns de seus respectivos bairros. Caso não encontre seu bairro não se preocupe, nossa equipe está sempre disponível para atender e tirar suas dúvidas.