Conquistar a tão sonhada habilitação e depois perdê-la não é o sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Para que isso não ocorra, saiba que tem sim como recorrer CNH suspensa. Conforme a advogada especialista Erica Avallone, existem alguns procedimentos que contribuem para que esse importante documento não seja perdido. Quer saber mais? Então é só continuar com a leitura.
Inicialmente, cabe explicar o que é a CNH suspensa. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro — especificamente no artigo 256 —, esse procedimento é aplicado quando um motorista não respeita as leis de trânsito. Sendo assim, quando imposta, essa lei bloqueia a habilitação e impede que o condutor dirija qualquer veículo por um prazo determinado.
Para que você possa se atentar, é importante saber que alguns motivos levam uma pessoa a ter sua CNH suspensa. De acordo com a advogada Erica Avallone, o Código de Trânsito Brasileiro, prevê dois caso: (I) quando o condutor acumula pontos em sua carteira durante 12 meses; (II) quando o motorista comete uma infração que o leva a perda da habilitação automaticamente — as famosas infrações autos suspensivas.
Antes de entender sobre como recorrer CNH suspensa, você sabia que existe diferença entre habilitação suspensa e cassada? O que irá diferenciar essas duas modalidades é o tempo ao qual o condutor terá que ficar sem dirigir. Quando cassada, o motorista terá que ficar obrigatoriamente 2 anos sem conduzir um veículo, já no caso de suspensão, o período irá variar de acordo com a infração.
Após conquistar a tão sonhada e requisitada carteira de motorista, perdê-la pode ser o trauma de muitas pessoas, você não concorda? Nesse sentido, caso o condutor cometa algum dos casos citados acima e tenha esse documento suspenso, a especialista Erica Avallone explica que tem como recorrer CNH suspensa. Por isso, confira esses detalhes:
Um dos pontos sobre como recorrer CNH suspensa, é formular uma defesa prévia. Após receber a notificação, o condutor terá o prazo de 30 dias para enviar um recurso prévio que o impeça de perder sua habilitação. Uma das opções, é contratar um profissional do ramo, para que não ocorra nenhum problema durante o processo.
No caso de perder o prazo de envio ou não ser deferido, poderá ter mais duas chances de como recorrer CNH suspensa. A especialista Erica Avallone comenta que a primeira delas, irá ocorrer quando for enviado o recurso para a JARI (Junta Administrativa de Recursos e Infrações), que será responsável por avaliar e julgar o cancelamento da suspensão.
Não foi deferido, o que faço agora? Saiba que o recurso de 2ª instância dá outra chance para que o condutor impeça que sua habilitação seja suspensa. Nesse caso, ele terá que enviar para o órgão CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito), que irá realizar a segunda avaliação sobre o caso e determinar se a CNH será ou não bloqueada. Sendo assim, esses processos mostram que tem como recorrer CNH suspensa.
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.
Separamos uma lista das nossas regiões de atendimento com seus alguns de seus respectivos bairros. Caso não encontre seu bairro não se preocupe, nossa equipe está sempre disponível para atender e tirar suas dúvidas.