Dirigir pode ser uma atividade muito perigosa quando não feita com responsabilidade. Diante disso, muitos motoristas procuram evitar ter a CNH cassada tendo o conhecimento das infrações que resultam nessa situação.
Você é motorista e quer evitar ser acometido por essa punição? Continue lendo este artigo e saiba quais são as infrações que resultam na CNH cassada.
A CNH cassada é uma punição, seguida de multa, contra os condutores que infringiram as leis de trânsito, causando perigo ao tráfego de outros veículos. Assim, esse tipo de punição somente é imposta para os motoristas que causaram infrações de natureza gravíssima, pondo em risco as demais vidas que circulam pelas vias.
Portanto, essa medida administrativa pode ser realizada pelo órgão de trânsito, ou pela autoridade atuante na organização do tráfego de alguma via, quando o condutor cometeu algum crime gravíssimo de trânsito, atentando contra a vida de outras pessoas, ou praticando ações que podem resultar em acidentes graves.
Levando em consideração que os condutores devem se atentar às leis que regem o tráfego de veículos nas vias e rodovias, é extremamente fundamental que os mesmos saibam quais são as infrações que resultam na medida administrativa da CNH cassada, com a finalidade de evitar uma complicação dessa natureza com as autoridades locais.
Dessa forma, as infrações que resultam nesse tipo de punição são a insistência do condutor em dirigir qualquer tipo de veículo enquanto permanece suspenso de seu direito de dirigir; conduzir um veículo diferente da categoria permitida na habilitação do motorista; dirigir embriagado; causar acidentes de trânsito em condição alcoolizada; efetuar competições como “rachas” em vias públicas, causando transtornos e pondo a vida das pessoas em risco; e quando o condutor é condenado juridicamente por um delito de trânsito.
Além do mais, outra punição contra os delitos de trânsito que podem ocasionar na CNH cassada, é a aplicação de uma multa. Dessa forma, visto que essas infrações apresentam riscos para a vida do condutor e demais pessoas, o valor desse tipo de multa costuma custar aproximadamente R$ 880,41, dependendo da infração cometida.
Por fim, vale lembrar que, assim como qualquer outro tipo de medida administrativa seguida de multa, há como recorrer a CNH cassada. Para isso, o condutor deve procurar as autoridades de trânsito de seu município e efetuar a solicitação para recorrer a multa, sendo importante apresentar justificativas que o isentem da acusação dos delitos.
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.
Separamos uma lista das nossas regiões de atendimento com seus alguns de seus respectivos bairros. Caso não encontre seu bairro não se preocupe, nossa equipe está sempre disponível para atender e tirar suas dúvidas.