Recusa ao teste do bafômetro: consequências e penalidades

A recusa ao teste do bafômetro tem as mesmas penalidades para quem faz o teste do bafômetro e dá um resultado positivo: (multa no valor de R$ 2.934,70 + a suspensão da CNH por 12 meses).

Porém, antes de você ter a penalidade aplicada contra seu RENACH é importante que o órgão autuador dê ao infrator oportunidade de exercer o contraditório e a ampla defesa.

Isso quer dizer, que o motorista autuado tem direito de se defender, pois são direitos resguardados pela Constituição Federal.

O artigo 17 da Resolução 619 do CONTRAN ainda prevê que somente depois de esgotados todos os recursos é que as penalidades aplicadas poderão ser cadastradas no RENACH.

Vale a leitura do artigo 290 do CTB sobre encerramento da instância administrativa de julgamento de infrações e penalidades, vejamos:

Art. 290. Implicam encerramento da instância administrativa de julgamento de infrações e penalidades:

I – o julgamento do recurso de que tratam os arts. 288 e 289;

II – a não interposição do recurso no prazo legal; e

III – o pagamento da multa, com reconhecimento da infração e requerimento de encerramento do processo na fase em que se encontra, sem apresentação de defesa ou recurso.

Parágrafo único. Esgotados os recursos, as penalidades aplicadas nos termos deste Código serão cadastradas no RENACH.

RENACH é o Registro Nacional de Carteira de Habilitação. É um grande banco de dados que registra toda a vida do condutor. Ele controla as mudanças de categoria, imposições de penalidades, suspensões do direito de dirigir e ainda mudança de domicílio e transferência de estado.

E porque eu estou falando tudo isso para você? Para que você saiba que você TEM DIREITO de se defender!

Como lemos, após finalizada as oportunidades de apresentar defesa e recursos, a penalidade será cadastrada no RENACH do infrator.

Por isso é importante que você se defenda! Para evitar ter a penalidade aplicada e para que você tenhas chances de ANULAR a penalidade de multa e a penalidade que possivelmente será aplicada contra o seu direito de dirigir.

Vamos agora ver o vídeo sobre Recusa ao teste do bafômetro: consequências e penalidades

Já aproveita e se inscreve no meu canal.

Sugiro ainda, a leitura do texto: Me recusei a fazer o teste do bafômetro, e agora? 

Se precisar de ajuda ou ainda tiver alguma dúvida sobre o tema, pode me contatar clicando aqui ou pelo e-mail: erica@avallonelima.com.br
Conheça o meu Kit da Lei Seca clicando aqui e conheça uma nova área de atuação.
Compartilhe!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.