Podendo resultar em uma penalidade de até dois anos sem dirigir, a carteira suspensa como recorrer, que trata-se de uma grande dúvida entre condutores, é um mal que assombra qualquer brasileiro que depende do carro para se locomover pela cidade.
Isso porque, segundo a advogada Erica Avallone, caso o motorista desrespeite a suspensão, pode ocorrer a penalização por multa de até R$880. Quer saber o que fazer e como recorrer caso a sua carteira de motorista seja suspensa? Leia mais:
Ter a carteira de motorista suspensa é ter o direito a dirigir proibido. Isso ocorre quando o motorista atinge um limite máximo de pontos infratores estabelecidos pelo documento. Essa pontuação vai variar dependendo de como é o desempenho do condutor. Ou seja, 20 para quem cometeu 2 ou mais infrações gravíssimas, 30 para uma infração grave e 40 para quem não cometeu nenhuma. Caso esse limite seja atingido em 12 meses ou após uma infração auto suspensiva, o condutor tem a carteira suspensa, gerando a dúvida: “carteira suspensa como recorrer?”
De acordo com 261 do CTB, o período de suspensão da carteira de motorista pode ser de seis meses até um ano. Entretanto, em caso de pessoas que já tiveram a carteira suspensa nos últimos 12 meses podem ficar até dois anos sem ter o direito de dirigir. É importante que o condutor saiba que mesmo depois do período, a carteira não é recuperada automaticamente, é necessário que sejam feitos alguns processos para regularizá-la novamente.
Antes de regularizar a carteira suspensa, o motorista deverá recorrer a alguns processos. O primeiro deles é fazer a entrega da habilitação, depois de realizar o curso de reciclagem e por fim, aguardar o cumprimento dos prazos determinados pela justiça. Após ter realizado todos os procedimentos citados, o condutor deverá apresentar o certificado de conclusão do curso para ter o direito devolvido e a quantidade de pontos restabelecidos.
Se você recebeu a notificação de suspensão da carteira de motorista e não sabe o que fazer, saiba que procurar o Detran com o documento em mãos é o primeiro passo. Lá, além de recolher a carteira suspensa, eles te auxiliarão no que se deve fazer. Além disso, você pode também procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC), eles também saberão o que fazer com o documento vencido. Após o fim do curso, o motorista poderá retirá-la onde a deixou.
Há mais 7 anos Erica Avallone trabalhando na elaboração de técnicas administrativas e judiciais em defesa dos motoritas.
Separamos uma lista das nossas regiões de atendimento com seus alguns de seus respectivos bairros. Caso não encontre seu bairro não se preocupe, nossa equipe está sempre disponível para atender e tirar suas dúvidas.